domingo, 20 de junho de 2010

A propósito de A Maior Flor do Mundo Guilherme 5º D

Numa linda manhã de Verão, Mago observava o jardim da sua casa, e achou que algo lá faltava. Então decidiu ir ao monte procurar uma árvore acompanhado pelo seu filho José.
Quando lá chegaram, José deparou com um senhor de idade a observar, com a ajuda de uma lupa, um querido besouro que atarefadamente recolhia o seu alimento.
Enquanto o seu pai recolhia a árvore, o menino apanhou um besouro do chão e meteu-o dentro de uma caixa com pequenos furos.
De volta a casa, José observava os seus pais que se movimentavam de um lado para o outro, com os seus afazeres, sem se aperceberem da intenção do menino que era mostrar o seu recente amigo, o pequeno besouro. Sem querer, o menino descuidou-se com a tampa da caixa, o que favoreceu a fuga do pequeno bicho. O menino, atrapalhado, subiu um escadote para ver o destino que o besouro tomava, pois gostou do pequeno bicho, e queria fazer dele o seu animal de estimação.
Sem dar importância à zona de perigo que encontrava pela frente, José correu atrás do besouro que o levou até à margem de um rio, sobrevoando para a outra margem. Encantando-se com a paisagem tão verde da outra margem do rio, José, indeciso se deveria seguir o caminho ou não, resolveu atravessar o rio. Foi caminhando pela zona verde apreciando a tão bela natureza, já sem se dar conta do pequeno besouro que assustado se ia escondendo dele. José, muito atento, avistou as árvores, os troncos, as flores e até mesmo uma borboleta viu levantar voo, de uma flor. Então correu atrás dela distanciando-se da zona verde, até que avistou um vale onde só havia areia e uma inocente flor desidratada. Muito admirado, José apercebeu-se que aquela pequena e inocente flor estava rodeada por uma zona sem vida.
Muito consciente do problema e com pena da flor, José foi ao rio que tinha encontrado pelo caminho, e com suas mãos foi buscar água para regar a pequena flor, efectuando várias viagens. A flor foi crescendo, crescendo até chegar ao ponto de ficar maior do que o menino e do que as casas da aldeia onde vivia.
Quando os pais de José, Sara e Mago repararam que ele não estava em casa, preocupados, decidiram ir à sua procura, caminhando até ao seu encontro. Quando encontraram José, este encontrava-se a dormir junto da gigante flor coberto por uma pétala que lhe foi oferecida pela mesma, como gratidão pelo seu esforço.
José, Sara e Mago observaram a gigante flor com muito entusiasmo, apercebendo-se de que a natureza também precisa de cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário