domingo, 20 de junho de 2010

Área de Projecto/ Sons e Palavras - Diogo Peixoto -5º D

Baseado na história “ A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago


Um dia um senhor de idade estava a observar um besouro que estava com uma bola de excremento. Passa um carro cor-de-rosa, moderno, que parou perto de uma árvore, onde estava uma flor muito bonita, que podia morrer se ficasse exposta ao sol. Aquela árvore oferecia uma bela sombra e permita que a flor crescesse e sobrevivesse.
O pai de um menino chamado João, de cabelo castanho e olhos azuis, estava a arrancar a verde árvore. O João ao ver o besouro seguiu-o. Sr. Tomé, o pai do menino, já tinha retirado a árvore e colocado a mesma no moderno carro. O menino já estava com o besouro dentro de uma caixa com furos. Este, assustado, fazia-se de morto. O besouro pensava que o João lhe iria fazer mal, mas deixou-se ir dentro da pequenina caixa. Lá seguiram os três num longo caminho até casa. Nesse caminho, o menino observou uma grande loja de flores. Quando chegaram, Sr. Tomé estacionou o carro na garagem, dirigindo-se para sua linda mulher. O menino, com a caixa na mão, mostrava aos seus pais o besouro, mas eles não ligaram. Sua mãe estava a ler a revista, e seu pai a colocar a árvore no jardim. O besouro aproveitou-se da situação do João abrir a caixa e voou…
João, desesperado, deixou cair a caixa e seguiu-o. Colocou a escada no muro e lá foi ele, passando por grandes perigos. Passou por máquinas de construção que estavam a trabalhar e atravessou o rio por cima de uma árvore.
Emocionado com a aventura, deixou-se ir até que viu um grande espaço verde e ficou espantado com a beleza da natureza. O besouro escondia-se debaixo de uma pequena folha, junto a uma árvore, e João procurava-o. Viu um grande campo cheio de flores e perseguiu uma borboleta que o levou ao sítio onde o seu pai tinha arrancado a árvore.
Mal viu a flor murcha, teve uma ideia! Foi à beira da flor e observou-a. Lembrou-se do rio azul, de água límpida, por onde tinha passado. A sua ideia era regá-la, mas não sabia como! Pensou e achou outra ideia: i ir ao rio e trazer a água com as suas próprias mãos. Sem mais demoras, foi ao rio e trouxe água vezes sem conta até que a flor cresceu. Cresceu até ficar enorme, a maior flor do mundo!
João, cansado por ter ajudado a flor, deitou-se perto dela e adormeceu. Esta, muito agradecida com o gesto do menino, deixou cair uma das suas enormes pétalas sobre o corpo de João para este se sentir mais aconchegado.
Em casa, depois de ter acabado de ler a revista, a mãe do menino deu por falta do mesmo e alertou, de imediato, o seu marido. Estes correram atrás de marcas deixadas por João. Quando o encontraram o pequeno, que dormia sossegadamente, abraçaram-no fortemente. Voltaram para casa e o besouro com pena de não ter ficado com o menino despediu-se de João.
Normalmente os pais é que dão o exemplo. Neste caso, o menino chamado João era inteligente, por isso é que tratou de uma pequena flor e deu o exemplo aos pais.
Não devemos arrancar as árvores, não estamos a contribuir para o ambiente e é por isso que cada vez menos existem florestas. Cortam todas as árvores existentes para construírem moradias. Isto é um mau exemplo. Além disso, não devemos fazer fogueiras nas florestas. Estas podem causar grandes danos, matando seres vivos e plantas, destruindo toda a verdura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário