domingo, 20 de junho de 2010

A maior flor do mundo por Bruno Gomes 5º D


Era uma vez um menino chamado José. Era pequenino, tinha a pele clara, com sardas e tinha o cabelo ruivo. Os seus pais andavam sempre muito ocupados, e por isso, não lhe davam muita atenção.
Certo dia, o pai do José foi à floresta e levou o pequeno traquina, que estava muito entusiasmado. A floresta era espantosa! Era verdinha, os passarinhos cantavam e os peixes coloridos enfeitavam o límpido rio.
“É o sítio ideal para fazer piqueniques” - pensava José.
De seguida, o pai dele arrancou uma árvore bebé que protegia do forte sol um girassol ainda mais pequeno e indefeso. Sem a sombra da árvore, a pequena flor começou a murchar. Pelo caminho, o pequeno José encontrou um besouro, apanhou-o e colocou-o numa caixa com furinhos para que o bichinho não morresse. Quando voltaram a casa, José quis mostrar o seu novo amigo aos pais, mas como sempre, eles estavam ocupados. Tentando mostrar o bichinho aos pais, deixou a caixa aberta e sem querer ele fugiu. Mas como José era destemido, e era uma criança cheia de vida, não hesitou em perseguir o seu novo amigo. Sem saber o perigo que corria, lá foi ele numa nova aventura. O besouro fugiu para a floresta perto de onde o pai tinha arrancado a árvore bebé. Pelo meio da floresta, ao tentar apanhar o bichinho, reparou que havia um local onde a terra estava seca. Não havia árvores, relva, animais, sombras, nem um rio com água limpa. Foi aí que viu que o girassol estava a secar e ficou preocupado. Sem mais demoras, foi a correr em direcção ao rio buscar água para regar a pequena flor. A água parecia desaparecer nas pequenas mãos de José. José não desistiu de salvar o girassol e dirigiu-se várias vezes ao rio em busca de água para salvar o belo girassol que ia crescendo à medida que era regado.
“A amizade também alimenta”- pensava o pequeno menino, que percebeu que não basta alimentar o corpo, o coração também precisa de ser alimentado. O menino queria um novo amigo, alguém com quem pudesse estar, falar, sorrir, fosse esse amigo um pequeno besouro ou um girassol. José sabia o que era não ter atenção e, por isso, prontificou-se a salvar a pequena flor.
Cansado de tanto correr até ao rio em busca de água, José adormeceu á sombra do enorme girassol… Enquanto adormecia, José pensava o quanto custava trabalhar, e, apesar de pequeno, percebeu que o trabalho também é gratificante.
O belo girassol percebendo o enorme gesto do pequeno José, lançou sobre ele uma das suas pétalas que o cobriam e aconchegavam enquanto dormia.
Estava a anoitecer quando os pais de José repararam que ele não se encontrava em casa. Foram à sua procura no jardim e repararam que a escada estava junto ao muro e dirigia-se para o bosque. Saltaram para o muro e dirigiram-se para a floresta sem se aperceberem dos perigos aos quais o filho deles estivera exposto.
Já no meio da floresta encontraram o seu filho José deitado junto ao enorme girassol coberto por uma das suas pétalas.
Eles aprenderam uma lição que é dar mais atenção ao filho, e, como vimos, os maiores protegem os mais pequenos, e os pais é que deviam dar o exemplo ao filho e foi o filho que deu o exemplo aos pais.
As crianças podem não ter noção das coisas, mas às vezes dão lições de vida aos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário