Mostrando postagens com marcador mês bibliotecas escolares. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mês bibliotecas escolares. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Rosa dos Ventos


Rosa dos ventos - Video Maker

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 8º D, numa articulação com colegas do 6º A, realizaram um workshop sobre a “Localização Relativa dos Lugares”.
Demonstraram que no nosso dia a dia estamos constantemente a utilizar a Rosa dos ventos. No entanto, esta permite apenas uma localização aproximada dos lugares. Foram referidos os pontos que a constituem, assim como algumas curiosidades inerentes à sua criação. Apresentaram os vários modelos por si construídos, todos diferentes, com materiais simples, sendo a maioria recicláveis. Recorrendo à planta de uma casa, colocaram uma série de questões sobre os pontos cardeais e colaterais.
Foi desta forma simples e objetiva que cativaram o interesse da assistência e transmitiram novos conhecimentos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Na EB 2,3 de Nogueira concentramos as atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nesta última semana de outubro. Logo de manhã, 3 alunos do 6ºE surpreenderam com uma fabulosa apresentação do livro “Eu, Malala”. A plateia, outros alunos de 6º ano, esteve bem atenta e participou sempre que considerou pertinente. Ao fim da manhã foi a vez do 6ºD apresentar as suas leituras aos alunos do 5ºA.
Parabéns a todos!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Beatriz e o Espelho Mágico



Hoje, duas turmas do 2º ciclo tiveram o prazer de se encontrarem com José Ilídio Torres, autor do livro "Beatriz e o espelho mágico" e com a ilustradora Rosa Vaz. Os alunos revelaram os seus conhecimentos sobre esta recente obra e produziram sobre ela textos e desenhos muito bons. Parabéns ao autor e à ilustradora por este encontro passado em boa companhia. O texto é criativo e muito bem escrito.
A biblioteca agradece a todos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Palmira Martins nas bibliotecas das EB1


Hoje, no âmbito das comemorações do mês das bibliotecas escolares, nas  nossas bibliotecas de Nogueira e Esporões, o dia foi de festa em torno de dois livros da escritora Palmira Martins: o GRILINHO TENOR e O SEGREDO DA LAGARTA SERAFINA. Parabéns aos alunos pelos bonitos trabalhos produzidos, aos professores pelo trabalho de exploração destas duas belas histórias, à autora pelas sessões dinâmicas que muito bem orientou e à Trampolim Edições, que patrocinou este encontro da escritora com os seus leitores.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Outubro, mês das bibliotecas escolares

Estejam atentos às novidades e, a toda a hora, a porta da biblioteca está aberta e aguarda quem quer ser + e melhor leitor e, quem quer saber +.