Mostrando postagens com marcador ilustrações. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ilustrações. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dia do Autor Português


No dia do autor português recebemos Júlio Borges e Sebastião Peixoto, autores do livro “O País sem números”. Com o Júlio Borges descobrimos que a Matemática é muito importante e faz parte dos nossos dias. Com Sebastião Peixoto entendemos as ilustrações e apreciamos os belos desenhos que amavelmente nos fez. Tivemos ainda a oportunidade de ouvir uma interpretação desta história em rap pelos alunos do 5D. Desta forma, também concluímos a atividade "A Matemática nas pequenas coisas", que decorreu ao longo do período, com a leitura de histórias relacionadas com a Matemática. Foram também entregues os prémios do melhor cartaz e da melhor ilustração a duas alunas do 6A e 5C, respetivamente. No final, houve a habitual sessão de autógrafos. Parabéns a todos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Dia do Autor Português



Para comemorar o Dia do Autor Português (22 de maio), teremos, na Escola, dois autores, Júlio Borges e Sebastião Peixoto, que conversarão com os alunos do 2.º ciclo sobre as suas obras. Ainda neste âmbito, e a propósito das três histórias, está a decorrer um concurso de ilustração. Participa!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Encontro com Vergílio Alberto Vieira






Ilustrações em torno da obra de Vergílio Alberto Vieira. Alunos do 2º e 3º ciclos da EB 2,3 de Nogueira.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Maggy, a Fada


As autoras de “Maggy, a Fada” deslocaram-se às escolas do 1º ciclo de Esporões e de Nogueira para apresentar a história de Maggy, uma fada aprendiz. Lídia Machado dos Santos entusiasmou as crianças com as aventuras desta personagem e Anabela Vila Nova explicou como concebeu as ilustrações. Seguiu-se a habitual sessão de autógrafos.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Casinha do Senhor Vento


ilustradora Manuela Rocha - Video Maker

Na Biblioteca da EB1 de Esporões, comemorámos o Dia Mundial do Ambiente. “A Casinha do Senhor Vento”, da autora Maria do Céu Nogueira, foi o livro escolhido. Assim, os meninos e as meninas desta Escola assistiram a um workshop dinamizado por Manuela Rocha, a ilustradora deste livro. Passo a passo, fomos convidados a conhecer melhor este processo, iniciado com a leitura do texto até chegar à ilustração final. Na prática, passa por várias fases, desde a seleção de materiais, geralmente reciclados, até chegar ao desenho ou a outras formas de construir imagens, enfim, ao livro…
Por outro lado, a ilustradora chamou a atenção para o resultado do seu trabalho, uma combinação de técnicas de ilustração tradicionais com as digitais, usadas atualmente.
A “Casinha do Senhor Vento” coloca os leitores em contacto com os elementos da natureza e do seu papel no nosso quotidiano.
A partir daqui, as crianças ficaram mais aptas para realizar a “leitura” de uma história, não só através do texto, mas também da imagem.
A ilustradora contou, ainda, um pouco da sua história e da sua profissão, respondendo às questões colocadas pelas crianças.

quinta-feira, 13 de março de 2014

ilustrador Hugo Teixeira


ilustador Hugo Teixeira - Video Maker
Foi com enorme satisfação que recebemos na nossa casa dos livros, a Biblioteca, Coração da Escola, o ilustrador Hugo Teixeira que nos revelou algumas das suas técnicas na área da ilustração e nos mostrou muitos dos seus desenhos. No final, presenteou-nos com belíssimos autógrafos.

E foi assim que começou a Semana da Leitura na EB 2,3 de Nogueira.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Encontro com Hugo Teixeira

É já dia 13 que teremos connosco o ilustrador Hugo Teixeira. Na contracapa do seu primeiro livro "Mahou na origem da magia" pode ler-se: "Depois de ter consultado um livro numa biblioteca, Bia vê-se transportada para o planeta Mahou, descobrindo aí as suas raízes familiares. Em Mahou existia Magia: a Magia Comum e a Alta Magia, até que se deu o Grande Cisma e se expandiu a Tecnologia, iniciando-se uma guerra que durou anos… Mahou viu-se transformado sem respeito por nada! Mas Bia encerra em si um grande poder…"

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Beatriz e o Espelho Mágico



Hoje, duas turmas do 2º ciclo tiveram o prazer de se encontrarem com José Ilídio Torres, autor do livro "Beatriz e o espelho mágico" e com a ilustradora Rosa Vaz. Os alunos revelaram os seus conhecimentos sobre esta recente obra e produziram sobre ela textos e desenhos muito bons. Parabéns ao autor e à ilustradora por este encontro passado em boa companhia. O texto é criativo e muito bem escrito.
A biblioteca agradece a todos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ilustração de Mar Português

Depois de ouvir na aula a leitura de "Mar Português" de Fernando Pessoa, o Rui Campos, do 5ºE, veio à biblioteca e rapidamente o ilustrou. Que bem o interpretou! Parabéns. É o vencedor do concurso de ilustração Ler o Mar.