Mostrando postagens com marcador Encontro com. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Encontro com. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Encontro com Gracinda Castanheira


E já em ação, ou melhor, novamente em ação. Hoje, aos alunos do 5G, leu e leu, ora um poema, ora uma história, aguçando, assim, os pequenos ouvintes. No final, alguns alunos agradeceram a “aula”, sinal que aprenderam a lição.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Encontro com Mariana Pinheiro


Mariana Pinheiro - Video Maker

Mariana Pinheiro é uma jovem escritora que esteve hoje na Biblioteca, Coração da Escola de Nogueira a apresentar o seu livro “O Falcão de Bonaparte”. Tratando-se de um romance histórico sobre a 2.ª invasão francesa pelo norte do país, a autora explicou-nos os factos históricos e levantou um pouco o véu da história de amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. 
Para saberem mais, terão de ler o livro... já disponível na nossa biblioteca.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Encontro com Mafalda Moutinho


Hoje foi um dia marcante na história da Biblioteca, Coração da Escola de Nogueira, pois proporcionamos, pela primeira vez, aos nossos alunos um encontro digital com uma escritora. Mafalda Moutinho, autora da conhecida coleção juvenil Os primos esteve à conversa, via skype. Falou-nos dos seus livros, das personagens e da forma como se inspira para escrever as aventuras. Também nos fez quase uma visita guiada ao site oficial da coleção http://www.osprimos.com/ onde se pode encontrar as mais variadas informações relacionadas com as obras. Os alunos manifestaram o seu contentamento e aguardam a publicação do próximo livro.



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Encontro com João Pedro Mésseder


JPMésseder - slideshow
Neste Dia Internacional da Língua Materna, o encontro com o escritor João Pedro Mésseder contribuiu, de alguma forma, para encorajar o ensino da Língua Materna facilitando a luta contra o analfatismo e fomentando a qualidade da educação. Os alunos participaram ativamente, dialogaram com o autor, apresentaram uma canção e encenaram alguns dos poemas do livro "Guardador de Árvores". Contamos com a preciosa colaboração do maestro Costa Gomes que compôs a música para o poema que foi cantado. Agradecemos a colaboração e o entusiasmo de todos os participantes.  

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Encontro com ...João Pedro Mésseder

Para celebrarmos o Dia Internacional da Língua Materna, vamos ter connosco, dia 21, o escritor João Pedro Mésseder que nos falará da sua obra Guardador de Árvores. Este livro resulta de um trabalho de parceria com Horácio Tomé Marques que o ilustrou.
Ao declarar «Eu nunca guardei rebanhos, mas é como se os guardasse», João Pedro Mésseder presta uma homenagem a Fernando Pessoa. À semelhança do poeta, também Mésseder deseja proteger as árvores das agressões ambientais e da insensibilidade dos homens.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Beatriz e o Espelho Mágico



Hoje, duas turmas do 2º ciclo tiveram o prazer de se encontrarem com José Ilídio Torres, autor do livro "Beatriz e o espelho mágico" e com a ilustradora Rosa Vaz. Os alunos revelaram os seus conhecimentos sobre esta recente obra e produziram sobre ela textos e desenhos muito bons. Parabéns ao autor e à ilustradora por este encontro passado em boa companhia. O texto é criativo e muito bem escrito.
A biblioteca agradece a todos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Palmira Martins nas bibliotecas das EB1


Hoje, no âmbito das comemorações do mês das bibliotecas escolares, nas  nossas bibliotecas de Nogueira e Esporões, o dia foi de festa em torno de dois livros da escritora Palmira Martins: o GRILINHO TENOR e O SEGREDO DA LAGARTA SERAFINA. Parabéns aos alunos pelos bonitos trabalhos produzidos, aos professores pelo trabalho de exploração destas duas belas histórias, à autora pelas sessões dinâmicas que muito bem orientou e à Trampolim Edições, que patrocinou este encontro da escritora com os seus leitores.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Estórias dum diabrete


Estórias dum diabrete - slideshow


Pinto de Matos tem vindo a apresentar as suas "Estórias dum diabrete" aos alunos dos 7º e 8º anos da nossa escola, inserida na atividade " Ao encontro de ... ". 
"Estórias dum diabrete" são, no dizer do autor, "estórias pícaras dum menino imaginoso e solidário que molda a realidade que o circunda com 'estrondosa' subtileza. Ouvinte atento e discreto, Nelinho era mais homem que os grandes e um compincha à maneira. A ninguém passava indiferente. De modo diferenciado, porque também se adaptava aos contextos e aos atores. As suas travessuras, num registo ridente, persistem vivas na memória de quem com ele se cruzou".