Mostrando postagens com marcador dia da mãe. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dia da mãe. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dia da Mãe

 


O Dia da mãe foi comemorado na Biblioteca da Eb1 de Esporões com a leitura do conto “O Bebé”, do autor Fran Manushkin. 
Na verdade trata-se de um bebé “especial” que não quer nascer… Toda a família, pais, irmãos e avós, conversam com o “Bebé”, encostando o ouvido à barriguinha da mamã, aliciando-o com o mundo que existe para além do útero materno. No entanto, parece que este “Bebé” tem respostas para quase tudo... Será?
Esta história conduz-nos ao útero materno e à ideia de que um leitor forma-se precisamente aí. A importância que cada criança dá à leitura e o prazer de ler surgem com mais facilidade se os livros fizerem parte do ambiente familiar e do seu quotidiano.
A história foi acompanhada com entusiamo e até gargalhadas por todos os meninos e meninas … Nas turmas dos alunos maiores, foram eles que leram, seguindo-se um debate e a leitura e interpretação das imagens maravilhosas deste livro.

domingo, 1 de maio de 2016

Dia da Mãe


"As mães sopram as manhãs e elas ardem." Nuno Higino

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dia da Mãe

O dia da Mãe foi comemorado ao longo desta semana com a leitura da história Árvore Mãe escrita por Florbela Castro e ilustrada por Catarina Torres. As crianças do JI de Esporões aproveitaram o belíssimo espaço ao ar livre que dispõem e ouviram a história à sombra de uma frondosa árvore. Poderá ser esta a sua Árvore Mãe?


domingo, 3 de maio de 2015

Mãe


Mãe, as flores adormecem

Quando se põe o Sol!

Filha, para as adormecer

Canta o rouxinol...


Mãe, as flores acordam

Quando nasce o dia!

Filha, para as acordar

Canta a cotovia...


Mãe, gostava tanto de ser flor!

Filha, eu então seria uma ave...


Matide Rosa Araújo, In Livro da Tila

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia da Mãe


Este dia tem a forma
de um beijo e de um abraço,
mesmo quando a mãe chega
vergada pelo cansaço
e lhe pomos ao pescoço
o colar do nosso afeto
que, mesmo não sendo de ouro,
será sempre o predileto.
Este dia tem a forma
de borboleta e de flor
e a doçura da carícia
que tempera o nosso amor.

José Jorge Letria, O Livro dos Dias