Mostrando postagens com marcador contos infantis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador contos infantis. Mostrar todas as postagens

sábado, 2 de abril de 2016

Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância. A mensagem deste ano é uma pequena história da escritora brasileira Lucian Sandroni começada por "Era uma vez". Os alunos do 5ºC fizeram uma leitura dialogada da história. O cartaz português é da autoria de Afonso Cruz.


5ºC

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dos grandes leitores aos pequenos ouvintes



Grandes leitores 2015 - Kizoa Video Maker

No âmbito do projeto Dos grandes leitores, aos pequenos ouvintes, a Biblioteca da Eb1 de Esporões recebeu um grupo de antigas alunas desta Escola, atualmente a frequentarem o 5ºC da Eb 2,3 de Nogueira, que contaram aos colegas mais pequenos as histórias: João Sardento e o Espírito da Televisão de José Jorge Letria e Histórias às Cores de António Mota.
Os meninos e as meninas receberam as antigas colegas com entusiasmo.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

História de Alberto Emília Nóvoa


História de Alberto Emília Nóvoa - Kizoa Video Maker

No mês dedicado ao livro (Dia Mundial do Livro e Dia do Livro Infantil), a Biblioteca da EB1 de Esporões convidou a autora Emília Nóvoa Faria para dinamizar uma sessão em torno da obra, História de Alberto. De episódio em episódio, vamos descobrindo a biografia do Patrono do nosso Agrupamento, a personagem principal desta história. 
Este conto foi apresentado a toda a Escola, encenado pelos alunos do 4º ano.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Uma Carta Especial


Em vésperas de Natal, os alunos das Escolas EB1 de Nogueira e de Esporões assistiram, com entusiasmo, à leitura do conto “Uma Carta Especial”.

Tudo se passa numa fábrica de brinquedos. As personagens principais, o Pai Natal e o Ratinho Pipo, andavam muito atarefados a ler cartas e a preparar as últimas prendas. De repente, no meio de grande azáfama, percebem que perderam algo muito especial … Onde se escondera aquela última carta com um padrão dourado? 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

LerJardins


A atividade LerJardins estendeu-se aos alunos da EB1 de Nogueira da Silva. Todos ouviram, atentamente, a história do “Coelhinho Tremeliques” e teceram opiniões sobre o comportamento das personagens.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Os grandes leem aos pequenos

No dia internacional do livro infantil "os grandes leram aos pequenos". Foi assim no Jardim de Infância e na EB1 de Esporões.





A Ana Emília e a Clara, alunas do 8º ano, colaboraram connosco neste Dia Internacional do Livro Infantil, lendo a "História da Carochinha" às crianças do JI de Esporões. Também elas já foram alunas naquele Jardim, deixando transparecer alguma emoção por voltarem à "sua" sala e reverem alguns trabalhos que elaboraram nessa altura. Obrigada pela colaboração!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dramatização: "O Segredo da Lagarta Serafina"


Dramatização : O Segredo da Lagarta Serafina - Video Maker
Na Semana da Leitura, os alunos do 4º ano da Eb1 de Esporões dramatizaram o conto "O Segredo da Lagarta Serafina", da autora Palmira Martins. Os meninos e meninas surgem-nos sob a máscara de um bicho que pode ser o a "Dona Farrusca", a " Cotovia Romi" e muitos mais... Tudo se passa num jardim onde, pensativos, os animais observam a lenta transformação de uma lagarta que devora as folhas de um maracujazeiro... A propósito disto, vão descobrindo lacunas nos seus conhecimentos, resultantes do encerramento da "Escola da Bicharada"... Naquele jardim, só mesmo a Toupeira Farrusca é capaz de explicar o processo de transformação da Lagarta em Borboleta.  Assim, ao longo de um debate muito participado, resolvem reabrir a Escola e convidar a Toupeira para Professora, único animal que revela uma profunda sabedoria. Coube a esta turma mostrar aos colegas a importância da Escola, da aquisição de conhecimentos, da necessidade de estudar e de  "ler para aprender". Parabéns aos nossos atores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas


A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas - slideshow

Fomos, mais uma vez, visitar os meninos e meninas do Jardim de Infância de Fraião. Levamos na nossa mochila, a história de um Rei, de uma Fada e de um Mocho que, por causa de uns livros especiais e, depois de muitas aventuras, ficaram grandes amigos e até arranjaram emprego... O Rei só conseguiu conquistar os seus vassalos, quando mandou construir uma grande Biblioteca e lhes mostrou como é importante ler ou, simplesmente, saborear uma bela história. Não se esqueçam do título: “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Músicos de Bremen

Em vésperas de Natal, os alunos do 7º B da Eb 2/3 de Nogueira, acompanhados pelos colegas do 8º E e pelos seus professores, fizeram uma visita às crianças e idosos do Centro Paroquial e Social de Nogueira. Simbolizando o espírito desta quadra, dramatizaram o conto "Os Músicos de Bremen". 
Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos. É assim que, auxiliando-se mutuamente, resolvem formar uma banda de música e partem para Bremen, na Alemanha. Nessa cidade, pretendem encontrar não só a "liberdade", mas uma vida melhor, onde o respeito pelos outros, a amizade e a partilha são considerados valores essenciais. O Centro Social e Paroquial amavelmente ofereceu um lanche a todos os participantes. Durante este convívio, cheio de canções e outras histórias, criaram-se laços entre as várias gerações. Assim, o Centro Paroquial e Social de Nogueira, o Clube do Voluntariado e a Biblioteca estão de parabéns, pretendendo continuar a fomentar esta parceria.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LerJardins



Hoje, foi dia de LerJardins no JI de Fraião. Levámos a bonita história " O nabo gigante " de  Alexis Tolstoi. No final conversámos sobre higiene oral e a hora do soninho. Eles e nós gostámos. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Kiko dentinho de leite


Na passada sexta feira, a história "Kiko dentinho de leite",do projeto SOBE, visitou e encantou os meninos do JI de Fraião. No final, todos tinham histórias para contar dos seus " Kikos. "

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O nabo gigante


Trabalho coletivo dos meninos do JI de Trandeiras a partir da nossa leitura da história de "O nabo gigante". A biblioteca agradece.

Leitura em vai e vem - JI Agrelo


Parabéns aos pais por perceberem a importãncia de acompanharem os seus filhos no crescimento que a leitura lhes proporciona. É bom ver os trabalhos que desenvolvem com eles a partir da leitura partilhada das histórias deste programa do PNL.

terça-feira, 19 de março de 2013

De pequenino se torce o pepino CSPN


Ontem, os nossos vizinhos mais, mais pequeninos, do JI do Centro Social da Paróquia de Nogueira, vieram à nossa biblioteca, ouvir a história " A princesa e o sapo " e conhecer este espaço que hão de aprender a gostar ao longo da vida. Muito obrigada, por terem vindo e voltem sempre que queiram.

terça-feira, 12 de março de 2013

João Manuel Ribeiro


Obrigada João Manuel Ribeiro, meninos do JI do Agrelo, meninos do JI de Esporões, meninos do 1º ciclo da EB1 de Nogueira e meninos da EB1 de Esporões pela  manhã e tarde  em torno da leitura. Que o vosso desejo de ler cresça e floresça.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Semana da Leitura nas EB1

Durante a próxima semana, nas nossas escolas do primeiro ciclo decorre a Semana da Leitura. Nesse âmbito, teremos a presença de dois escritores: Bernardete Santos, na EB1 de Fraião, no dia 14 e João Manuel Ribeiro, nas EB1 de Esporões e Nogueira no dia 11.


AEN a Ler + para ler Melhor.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LerJardins no JI dos Arcos

Hoje, e com o prazer de sempre, o LerJardins foi visitar os meninos do JI dos Arcos. Também para eles, levámos o " Kiko, o dentinho de leite ", no âmbito do Projeto SOBE, aproveitando para falar da importância de uma boa lavagem dos dentes.
Depois, lemos-lhes ainda a bonita história " O menino da lua ", escrita por Alice Vieira.
Ficaram felizes e nós também.

LerJardins em JI de Lomar

Na semana passada, o LerJardins foi a Lomar com várias histórias. No âmbito do Projeto SOBE, levamos a história "Kiko, dentinho de leite" e conversámos sobre a importância de bem lavar os dentes.
Depois, falamos-lhes do mar, como tema da semana da leitura, mostramos o belíssimo livro ONDA e lemos-lhes a Nau Catrineta.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Janeiras e histórias


Mesmo mesmo com o janeiro a chegar ao fim, tivemos as Janeiras cantadas pelos meninos do 1º ano da EB1 de Nogueira, com a sua professora, Maria José Ferreira. Muito obrigada a todos e voltem à biblioteca sempre que possam e queiram.