segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Último dia do mês das Bibliotecas



Excerto de um livro fantástico “ Do cinzento ao Azul Celeste” de Ana Oliveira,onde a dada altura se escreve:

Pessoas que vão à escola aprender a ler.
Pessoas que aprendem a ler, leem.
Pessoas que leem sabem mais!
Pessoas que sabem mais contestam.
Pessoas que contestam incomodam.
Pessoas que incomodam provocam mudança.
E mudança é uma coisa que ditadura não quer.

Por issso o país não mudou durante muitos anos. Por isso, foi preciso fazer uma revolução para acabar com os dias tristes, cheios de névoas. Felizmente nem todas as pessoas ficaram quietas. Muitas alimentaram a coragem com a tortura que sofreram ou com o exílio a que foram obrigadas. Para hoje tu teres o que tens, e não teres necessidade de sentir que a liberdade é um bem tão precioso como o ar que respiras e a água que bebes. E é mais importante do que os telemóveis, as playstations, discotecas ou tudo aquilo que os jovens têm, porque alguém lutou, sem limite de forças para que o sonho se tornasse realidade. Por isso, a escolaridade passou a ser obrigatória. Por isso, tantas bibliotecas estão a ser espalhadas pelo país, a começar pelas escolas.
BIBLIOTECAS cheias de sol e cores mas sobretudo CHEIAS de SABER, sem cencura, sem estigmas. Onde entram escritores e cantores. Onde entra o mundo pelas janelas abertas. Para as pessoas não serem maltratadas; para todas terem igual acesso ao saber e ao conhecimento; para terem poder, porque saber é poder; para saberem lutar por aquilo a que têm direito; para se saberem defender.
...

Um comentário:

  1. Foi por mero acaso que cheguei até aqui e encontrei palavras tão simpáticas sobre o meu livro. Muito obrigada pela divulgação.
    Já agora, aproveito para informar que o meu 2º livro foi publicado em janeiro passado e intitula-se "O santo guloso", uma fábula sobre o valor do cumprimento das promessas.

    ResponderExcluir