sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Direito aos Direitos


O Agrupamento de Escola de Nogueira tem como linhas estruturantes do seu Projeto Educatvo a formação e educação dos seus alunos segundo os valores do humanismo, da liberdade e da solidariedade e, como área de intervenção piroritária a educação para a cidadania.
Aproximando-se o mês novembro em que se comemora a Convenção dos Direitos da Criança e, em dezembro, a Declaração dos Direitos Humanos, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas em colaboração com a Biblioteca promoveu uma palestra intitulada Direito aos Direitos.
Foram palestrantes a Drª Patrícia Jerónimo, professora auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho e membro do Departamento Interdisciplinar de defesa dos Direitos Humanos, organisno igualmente da escola de Direito, e dois elementos da Civitas de Braga, respetivamente a sua presidente, Drª Margarida Vilarinho e o Dr. José Rocha.
Após uma sessão de cumprimentos e apresentação, a escola mostrou um trabalho multimédia sobre as atividades realizadas no ano anterior pelos meninos de todos os Jardins-de-infância do Agrupamento.Trata-se de um livro que saltou de Jardim em Jardim, intitulado por isso, Livro Saltitante, construído em torno dos Direitos Humanos.
Foi um momento muito apreciado por todos os participantes, o que nos sensibilizou.
Iniciada a palestra, pudemos assistir a três apresentações de elevada qualidade por parte dos convidados.
Muito rico e vivo foi o momento de participação da assistência.
O Agrupamento congratula-se com estes momentos de reflexão criados em torno de questões de importãncia universal e promete continuar a promovê-los, porque o nosso projeto de formação é um projeto de formação para a cidadania ativa, que não quer restrigir-se apenas à instrução e pugna pela formação de jovens livres, críticos, responsáveis e socialmente interventivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário