quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EB 2,3 de Nogueira melhora eficiência energética

Reconhecida há anos como uma instituição pioneira na acção de sensibilização e preservação do ambiente, a Escola EB 2,3 de Nogueira volta a estar na vanguarda ao iniciar um processo de substituição dos seus equipamentos de iluminação por sistemas de tecnologia LED.
“Somos o primeiro estabelecimento de ensino a melhorar a eficiência energética a este nível. Começamos por substituir as lâmpadas que estavam mais tempo ligadas, mas o objectivo é fazer a substituição integral dos equipamentos de iluminação”, disse ao ‘Correio do Minho’ José António Pinto Ma-tos, director do Agrupamento de Escolas de Nogueira.
Este investimento realiza-se no âmbito do projecto educativo do Agrupamento de Escolas de Nogueira. “O nosso agrupamento, que é reconhecidamente há anos uma instituição pioneira na acção de sensibilização e preservação do ambiente, tem duas grandes áreas de intervenção do seu projecto educativo: a educação para a cidadania e a educação para o ambiente, operacionalizando-as no Plano Anual de Actividades”, explica o director.
No âmbito da eficiência ambiental e eficiência energética, como referido, o Agrupamento de Nogueira iniciou o processo de substituição dos seus equipamentos de iluminação por sistemas de tecnologia LED.
As lâmpadas agora instaladas têm o selo ‘Hysee’ (reconhecido pelas soluções ecológicas de iluminação) e permitem uma economia de 50% relativamente às lâmpadas fluorescentes que substi tuem.
“Em alguns tipos de lâmpadas existentes na escola, a economia de consumos poderá atingir mais de 70%”, acrescenta Pinto Matos, salientando que “as economias de consumo são particularmente importantes em instalações escolares como esta, em que o número de horas diárias com necessidade de iluminação artificial é elevado”.
Sem custos de manutenção ou substituição
De notar ainda que, dada a sua elevada longevidade, os equipamentos LED praticamente eliminam os custos com a manutenção e substituição de lâmpadas avariadas.
“As lâmpadas LED não contêm na sua composição matérias nocivas nem qualquer tipo de gás, não sendo portanto perigosas em caso de quebra e não colocando os problemas de reciclagem inerentes às lâmpadas fluorescentes”, argumenta, lembrando ainda que “o fluxo de luz LED não liberta calor, não danificando pinturas e revestimentos e reduzindo as necessidades de climatização”.
Também no sentido de melhorar a eficiência energética na EB 2,3 de Nogueira, foi instalada película reflectora nos painéis de vidro/janelas mais expostos à radiação solar, baixando significativamente a carga térmica dos interiores. A biblioteca foi um dos espaços que beneficiou da colocação desta película. A partir de agora as persianas já podem estar sempre subidas, uma vez que a luz que agora entra naquele espaço já não ‘queima os livros’. Quem frequenta a biblioteca desfruta agora de mais iluminação natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário