quinta-feira, 19 de novembro de 2015

LerJardins História Alberto


No âmbito das comemorações do aniversário de Alberto Sampaio e do Dia do Agrupamento, visitamos o Jardim de Infância de Trandeiras. Desta feita, as crianças assistiram, debaixo das árvores do recreio, à leitura dos livros “História de Alberto” e “A brincar também se Aprende”, de Emília Nóvoa Faria. De referir que a autora é sobrinha de Alberto Sampaio.
A história fala-nos da vida do pequeno “Alberto”, nascido em Guimarães, na Rua dos Mercadores e da Quinta de Boamense, em Famalicão, onde, juntamente com o seu irmão José, passou uma infância feliz e cheia de aventuras. Já nessa altura, adorava brincar com os animais e explorar os segredos da quinta. Mais tarde, entrou para o Colégio, onde aprendeu as primeiras letras. Viveu em Braga, tendo frequentado o Liceu Sá de Miranda. Aí terminou os estudos que lhe permitiram entrar na Universidade de Coimbra e conheceu aqueles que iriam torna-se os seus melhores amigos, como o grande escritor Antero de Quental.
Alberto Sampaio foi advogado, historiador e um grande investigador, interessando-se por vários assuntos, desde a história até à agricultura e vitivinicultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário