quarta-feira, 24 de maio de 2017

Terramoto de 1755


“A cidade desalojada: Lisboa com o Terramoto de 1755” foi o título da conferência proferida no dia 24 de maio, na Biblioteca Gracinda Castanheira, no âmbito das disciplinas de Geografia, História, Ciências e Português para alunos do 8º ano.
Christophe Santos foi o orador convidado pela Biblioteca para percorrer a história desta grande catástrofe que decorreu, em Lisboa, no dia 1 de novembro de 1755. 
Esta apresentação permitiu que os alunos compreendessem melhor este fenómeno natural e as suas consequências, não só sobre a cidade e seus habitantes, mas ainda o ressurgir das cinzas de uma “nova Lisboa,” cujo planeamento se deve essencialmente a Sebastião de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal.
Christophe Santos utilizou, como meio para captar o interesse de alunos e professores, o romance histórico “Quando Lisboa tremeu”, de Domingos Amaral. 
De uma forma cativante, fomos transportados para a “Lisboa” daqueles tempos, antes e depois do trágico terramoto, através das personagens do livro e de tudo o que sentiram naquele dia. A restante saga destas pessoas ficou em aberto, deixando a alunos e professores a possibilidade de requisitarem o livro na Biblioteca para descobrirem como tudo acabou…


Nenhum comentário:

Postar um comentário