quinta-feira, 26 de maio de 2011

A razão de eu ser Benfiquista

Porque razão sou do Benfica? Responder a esta pergunta é simples e complexo ao memo tempo. Simples, porque o Benfica é o Benfica e ninguém pode dizer o contrário, porém, como escreveu Alice Vieira num prefácio de um livro com o mais grandioso título do mundo “Agora o Benfica, (…) ainda não sei bem o que seja”.

Sou benfiquista pela incontestável e irrefutável história. Durante 107 anos, o Benfica conquistou 32 Campeonatos Nacionais, 27 Taças/Campeonatos de Portugal, 4 Supertaças de Portugal, 2 Taças dos Campeões Europeus e 1 Taça Latina, a nível de futebol. Este clube eclético conta também com vários títulos no andebol, ciclismo, natação, râguebi, ténis, etc. Para além destas vitórias, sempre foi o “clube do povo”, tendo sido, em tempos, utilizado como força opositora ao Estado Novo, devido à sempre existente democracia.

Sou benfiquista, pois este glorioso clube envolve-se em causas nobres e solidárias como a doação de casas para os madeirenses após as cheias e a organização de um jogo entre o Benfica All Stars e Amigos de Zidane e Ronaldo, em que as receitas do jogo reverteram a favor do Haiti.

Sou benfiquista devido à união entre todos os benfiquistas. O nosso lema é “E Pluribus Unum” (Todos por Um), ou seja, de todos os clubes, destaca-se o Benfica e é por ele que trabalhamos e todos o apoiamos.

Sou benfiquista e, comigo, são 14 milhões espalhados pelo mundo. Apenas alguns clubes, como Real Madrid, Benfica e Juventus, conseguem ultrapassar os 10 milhões de apoiantes no mundo. Actualmente, o clube da Luz detém o record de maior número de sócios activos. São cerca de 230 000!

Existem muitas razões para ser apoiante do glorioso, muitas delas não cabem em 260 palavras, como o leque de exímios jogadores que tiveram a honra de jogar com a águia ao peito. Como escreveu Alice Vieira “É-se do Benfica pela razão mais forte que existe à face da terra: porque sim. Porque não poderíamos ser outra coisa.”

Ana Gomes 9ºC

Um bom texto, porque sim. Digam lá se não temos razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário