segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Último dia do mês das Bibliotecas



Excerto de um livro fantástico “ Do cinzento ao Azul Celeste” de Ana Oliveira,onde a dada altura se escreve:

Pessoas que vão à escola aprender a ler.
Pessoas que aprendem a ler, leem.
Pessoas que leem sabem mais!
Pessoas que sabem mais contestam.
Pessoas que contestam incomodam.
Pessoas que incomodam provocam mudança.
E mudança é uma coisa que ditadura não quer.

Por issso o país não mudou durante muitos anos. Por isso, foi preciso fazer uma revolução para acabar com os dias tristes, cheios de névoas. Felizmente nem todas as pessoas ficaram quietas. Muitas alimentaram a coragem com a tortura que sofreram ou com o exílio a que foram obrigadas. Para hoje tu teres o que tens, e não teres necessidade de sentir que a liberdade é um bem tão precioso como o ar que respiras e a água que bebes. E é mais importante do que os telemóveis, as playstations, discotecas ou tudo aquilo que os jovens têm, porque alguém lutou, sem limite de forças para que o sonho se tornasse realidade. Por isso, a escolaridade passou a ser obrigatória. Por isso, tantas bibliotecas estão a ser espalhadas pelo país, a começar pelas escolas.
BIBLIOTECAS cheias de sol e cores mas sobretudo CHEIAS de SABER, sem cencura, sem estigmas. Onde entram escritores e cantores. Onde entra o mundo pelas janelas abertas. Para as pessoas não serem maltratadas; para todas terem igual acesso ao saber e ao conhecimento; para terem poder, porque saber é poder; para saberem lutar por aquilo a que têm direito; para se saberem defender.
...

domingo, 30 de outubro de 2011

Um livro vale sempre a pena


Mesmo que depois de lido eu sinta que não gostei. Mas precisei de ler para fundamentar o meu juízo.

O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe

Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EB 2,3 de Nogueira melhora eficiência energética

Reconhecida há anos como uma instituição pioneira na acção de sensibilização e preservação do ambiente, a Escola EB 2,3 de Nogueira volta a estar na vanguarda ao iniciar um processo de substituição dos seus equipamentos de iluminação por sistemas de tecnologia LED.
“Somos o primeiro estabelecimento de ensino a melhorar a eficiência energética a este nível. Começamos por substituir as lâmpadas que estavam mais tempo ligadas, mas o objectivo é fazer a substituição integral dos equipamentos de iluminação”, disse ao ‘Correio do Minho’ José António Pinto Ma-tos, director do Agrupamento de Escolas de Nogueira.
Este investimento realiza-se no âmbito do projecto educativo do Agrupamento de Escolas de Nogueira. “O nosso agrupamento, que é reconhecidamente há anos uma instituição pioneira na acção de sensibilização e preservação do ambiente, tem duas grandes áreas de intervenção do seu projecto educativo: a educação para a cidadania e a educação para o ambiente, operacionalizando-as no Plano Anual de Actividades”, explica o director.
No âmbito da eficiência ambiental e eficiência energética, como referido, o Agrupamento de Nogueira iniciou o processo de substituição dos seus equipamentos de iluminação por sistemas de tecnologia LED.
As lâmpadas agora instaladas têm o selo ‘Hysee’ (reconhecido pelas soluções ecológicas de iluminação) e permitem uma economia de 50% relativamente às lâmpadas fluorescentes que substi tuem.
“Em alguns tipos de lâmpadas existentes na escola, a economia de consumos poderá atingir mais de 70%”, acrescenta Pinto Matos, salientando que “as economias de consumo são particularmente importantes em instalações escolares como esta, em que o número de horas diárias com necessidade de iluminação artificial é elevado”.
Sem custos de manutenção ou substituição
De notar ainda que, dada a sua elevada longevidade, os equipamentos LED praticamente eliminam os custos com a manutenção e substituição de lâmpadas avariadas.
“As lâmpadas LED não contêm na sua composição matérias nocivas nem qualquer tipo de gás, não sendo portanto perigosas em caso de quebra e não colocando os problemas de reciclagem inerentes às lâmpadas fluorescentes”, argumenta, lembrando ainda que “o fluxo de luz LED não liberta calor, não danificando pinturas e revestimentos e reduzindo as necessidades de climatização”.
Também no sentido de melhorar a eficiência energética na EB 2,3 de Nogueira, foi instalada película reflectora nos painéis de vidro/janelas mais expostos à radiação solar, baixando significativamente a carga térmica dos interiores. A biblioteca foi um dos espaços que beneficiou da colocação desta película. A partir de agora as persianas já podem estar sempre subidas, uma vez que a luz que agora entra naquele espaço já não ‘queima os livros’. Quem frequenta a biblioteca desfruta agora de mais iluminação natural.

Ler jornais é saber +



Todas as semanas será lançado um novo desafio. Em cada semana será destinado a um ano diferente, do 5º ao 9º e assim sucessivamente.

Participem.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Direito aos Direitos


O Agrupamento de Escola de Nogueira tem como linhas estruturantes do seu Projeto Educatvo a formação e educação dos seus alunos segundo os valores do humanismo, da liberdade e da solidariedade e, como área de intervenção piroritária a educação para a cidadania.
Aproximando-se o mês novembro em que se comemora a Convenção dos Direitos da Criança e, em dezembro, a Declaração dos Direitos Humanos, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas em colaboração com a Biblioteca promoveu uma palestra intitulada Direito aos Direitos.
Foram palestrantes a Drª Patrícia Jerónimo, professora auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho e membro do Departamento Interdisciplinar de defesa dos Direitos Humanos, organisno igualmente da escola de Direito, e dois elementos da Civitas de Braga, respetivamente a sua presidente, Drª Margarida Vilarinho e o Dr. José Rocha.
Após uma sessão de cumprimentos e apresentação, a escola mostrou um trabalho multimédia sobre as atividades realizadas no ano anterior pelos meninos de todos os Jardins-de-infância do Agrupamento.Trata-se de um livro que saltou de Jardim em Jardim, intitulado por isso, Livro Saltitante, construído em torno dos Direitos Humanos.
Foi um momento muito apreciado por todos os participantes, o que nos sensibilizou.
Iniciada a palestra, pudemos assistir a três apresentações de elevada qualidade por parte dos convidados.
Muito rico e vivo foi o momento de participação da assistência.
O Agrupamento congratula-se com estes momentos de reflexão criados em torno de questões de importãncia universal e promete continuar a promovê-los, porque o nosso projeto de formação é um projeto de formação para a cidadania ativa, que não quer restrigir-se apenas à instrução e pugna pela formação de jovens livres, críticos, responsáveis e socialmente interventivos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação




Depois do dia 16, dia da alimentação, temos no dia seguinte, dia 17, o dia de luta contra a pobreza e a exclusão social.

Num dos computadores da Biblioteca encontras um desafio à tua criatividade, relacionado com a alimentação.

Participa.