sábado, 24 de setembro de 2011

Bom fim de semana



Sempre com uma boa história.

"Ler devia ser proibido"



Vejam e oiçam,porque vale a pena.

http://youtu.be/iRDoRN8wJ_w

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acordo ortográfico



O novo acordo ortográfico - org. Mónica Balsemão, Ana Paula Baltazar. Ed. Impresa - 42 páginas
Nota: versão digitalizada não editável.

Download PDF: http://min.us/l4bBBmnasAKU

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende

"Voo das Aves", Júlio Resende 1995/6



"Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber."
Eugénio de Andrade

Júlio Resende 1917/2011



Júlio Resende (Porto, 23 de Outubro de 1917) é um pintor português.
Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição dos Independentes. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas a(c)tualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caracterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se muma encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstra(c)to, Resende distingue-se também como professor , trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Faleceu Júlio Resende



Faleceu há poucas horas JÚLIO RESENDE. Com 93 anos. Obra admirável, inesquecível. Prestamos a nossa modesta e sentida homenagem. Esperamos que a Cultura Portuguesa seja digna e justa para com ele.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Recomeça



Já devíamos ter vindo aqui, mas motivos de trabalho de início de ano, foi-nos impedindo. Mais vale tarde do que nunca e, por isso, aqui estamos e nada melhor do que fazê-lo com um poema.

RECOMEÇA


Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.

E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.

Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.

És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

MIGUEL TORGA